PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO
Nossa abordagem metodológica está apoiada em conceitos de há muito sedimentados na literatura internacional e em resultados comprovados pelas empresas líderes em seus ramos de atuação, através de benefícios de grande valor. Esta é uma metodologia integradora que:
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Resulta na determinação do propósito organizacional em termos de valores, missão, objetivos, estratégias, metas e ações, com foco na priorização da alocação de recursos;
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Delimita os domínios de atuação da organização;
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Descreve as condições internas de resposta ao ambiente externo e a forma de modificá-las, com vistas ao fortalecimento da empresa;
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Engaja todos os níveis da organização para a realização dos fins maiores.
Dentre os benefícios obtidos pela implantação do planejamento estratégico, podemos destacar:
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Proporcionar maior agilidade nas decisões;
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Aumentar a capacidade gerencial para tomar decisões;
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Promover uma consciência coletiva sobre o caminho a seguir;
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Proporcionar uma visão de conjunto;
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Maior delegação no grupo gerencial;
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Dar uma direção única para todos;
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Orientar programas de qualidade;
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Melhorar o relacionamento da organização com seu ambiente interno e externo;
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Criar condições para o estabelecimento de uma high performance organization.
Em termos práticos, um projeto de planejamento estratégico passa por quatro etapas:
A terceira e quarta etapas podem ser consideradas como pontos-chave para a obtenção de vantagens comparativas importantes para as empresas: de um lado, a discussão de cenários – que inclui reflexões sobre quais são os eixos ou variáveis que mais podem impactar os negócios para que a empresa – permite que a alta administração conte com uma visão abrangente dos impactos dos ambientes sobre os negócios e, de outro, colabora para a elaboração de planos de contingência que serão aplicados conforme mudem as condições de contorno.
Por sua vez, o Balanced scorecard, elaborado no final do processo de planejamento, é um instrumento gerencial que responde a três perguntas cruciais para a organização:
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Quais indicadores de desempenho são mais importantes para cada estratégia?
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Como estes indicadores – quantitativos e qualitativos – se relacionam entre si e quais impactos provocam uns sobre os outros?
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Que indicadores efetivamente demonstram o sucesso da empresa em gerar valor para os acionistas?
Nossa metodologia oferece, portanto, a oportunidade para empresas implantarem os mais importantes e atuais instrumentos de gestão estratégica através de projetos coordenados de modo a garantir que seus objetivos sejam efetivamente atingidos nos prazos e custos adequados.
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