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PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO

 

Nossa abordagem metodológica está apoiada em conceitos de há muito sedimentados na literatura internacional e em resultados comprovados pelas empresas líderes em seus ramos de atuação, através de benefícios de grande valor. Esta é uma metodologia integradora que:

 

  • Resulta na determinação do propósito organizacional em termos de valores, missão, objetivos, estratégias, metas e ações, com foco na priorização da alocação de recursos;

  • Delimita os domínios de atuação da organização;

  • Descreve as condições internas de resposta ao ambiente externo e a forma de modificá-las, com vistas ao fortalecimento da empresa;

  • Engaja todos os níveis da organização para a realização dos fins maiores.

 

Dentre os benefícios obtidos pela implantação do planejamento estratégico, podemos destacar:

 

  • Proporcionar maior agilidade nas decisões;

  • Aumentar a capacidade gerencial para tomar decisões;

  • Promover uma consciência coletiva sobre o caminho a seguir;

  • Proporcionar uma visão de conjunto;

  • Maior delegação no grupo gerencial;

  • Dar uma direção única para todos;

  • Orientar programas de qualidade;

  • Melhorar o relacionamento da organização com seu ambiente interno e externo;

  • Criar condições para o estabelecimento de uma high performance organization.

 

Em termos práticos, um projeto de planejamento estratégico passa por quatro etapas:

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

A terceira e quarta etapas podem ser consideradas como pontos-chave para a obtenção de vantagens comparativas importantes para as empresas: de um lado, a discussão de cenários – que inclui reflexões sobre quais são os eixos ou variáveis que mais podem impactar os negócios para que a empresa – permite que a alta administração conte com uma visão abrangente dos impactos dos ambientes sobre os negócios e, de outro, colabora para a elaboração de planos de contingência que serão aplicados conforme mudem as condições de contorno.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Por sua vez, o Balanced scorecard, elaborado no final do processo de planejamento, é um instrumento gerencial que responde a três perguntas cruciais para a organização:

 

  • Quais indicadores de desempenho são mais importantes para cada estratégia?

  • Como estes indicadores – quantitativos e qualitativos – se relacionam entre si e quais impactos provocam uns sobre os outros?

  • Que indicadores efetivamente demonstram o sucesso da empresa em gerar valor para os acionistas?

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Nossa metodologia oferece, portanto, a oportunidade para empresas implantarem os mais importantes e atuais instrumentos de gestão estratégica através de projetos coordenados de modo a garantir que seus objetivos sejam efetivamente atingidos nos prazos e custos adequados.

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